

Apos obter o melhor aproveitamento das toras durante o processo de serragem, o restante é processado em um picador reduzindo todo resíduo em pequenas partículas conhecida como “cavaco de madeira”. Este material, juntamente com a serragem que é outro tipo de resíduo gerado no processo, é utilizado por indústrias como biomassa para geração de eletricidade, vapor, ou simplesmente combustível para aquecer fornos, como no caso das cerâmicas.
Desse modo tudo é aproveitado dentro da serraria e a PINUSTEC alem de produzir madeira serrada aproveitando o máximo das florestas que explora, é uma fonte geradora de biomassa, que se caracteriza por ser uma fonte limpa e renovável de energia.
Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. A biomassa é obtida através de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, excrementos e até o lixo.
Através de tecnologias específicas no uso da biomassa como a combustão e queima dos materiais, se obtém a energia térmica e com o emprego de processos físico-químicos e bioquímicos se obtém os combustíveis líquidos e gasosos.
Por ser uma fonte de energia renovável, por meio da intervenção humana adequada, a biomassa é uma alternativa viável para a substituição dos combustíveis fósseis e poluentes, como o petróleo e o carvão, por exemplo.
A renovação da biomassa ocorre através do ciclo do carbono. A queima de biomassa ou de seus derivados, liberam o CO² na atmosfera. As plantas, através da fotossíntese, transformam esse CO² em hidratos de carbono, resultando na liberação de oxigênio.